Estresse
Um ASSASSINO Chamado ESTRESSE
Este tema afeta várias fatias da roda da vida. O estresse é uma resposta adaptativa do organismo e passa por três fases:
1. Alarme
2. Resistência
3. Esgotamento
Quando o organismo se prepara para lidar com seus agressores, há alteração do sistema endócrino, cardiológico, nas reações emocionais e fisiológicas.
O estilo de vida atualmente tem preocupante “poder” e pode ser muito estressante, além disso, as vivências que tivemos influência na vulnerabilidade ao desenvolvimento do estresse,
Pesquisas mostram que quanto maior o grau do estresse, maior o dano causado. Em termos de saúde, quanto maior o dano, maior é a quantidade de hormônios relacionados ao estresse no sangue (Hans Sayle). Podem ocorrer prejuízos físicos e fisiológicos que inclusive podem ser irreversíveis e haver comprometimentos; cardiovascular, neurológico, endócrino, circulatórios, etc..
Quando o estresse é prolongado, a consequência é maior ainda, pois o sistema nervoso pode ser afetado, pode levar a morte das células cerebrais, afetar o sistema imunológico e o sistema cardiovascular gerando problemas cardíacos devido ao fato da distribuição de gordura no corpo acontecer de forma inadequada e que deposita nas artérias vai dificultar a circulação sanguínea. Ainda podem causar doença, estomacal e renal, além de esgotamento físico, dificuldades no sono e mudança nos hábitos de alimentação e obesidade.
O processamento mental diminui e a memória é afetada diretamente, por causa do dano no hipocampo que o estresse provoca. O hipocampo é uma parte do cérebro que se responsabiliza pela formação da memória, portanto a capacidade cognitiva vai ficar diminuída na presença do estresse.
O corpo, diante dessa situação, desliga sistemas que não são considerados essenciais para sobrevivência e com isso as defesas do sistema imunológico são diretamente afetadas, tornando a pessoa vulnerável a diversas doenças. Assim como prejudica as relações e produtividade laboral.
Como amenizar os riscos do estresse?
· Mudança no estilo de vida
· Aprender como lidar com os desafios impostos e os auto impostos
· Criar recursos para proteção do estresse
· Buscar ajuda quando necessário para melhorar as relações sociais e pessoais.
· Praticar atividade física regular e atividades que gerem prazer
· Meditação
· Atividade ao ar livre quando possível.
Todas essas práticas são benéficas tanto na prevenção do estresse como também na sua redução.